"Falar de locking é falar de anos 70 e 80. É antigo e clássico, mas eu amo"
Locking surgiu no início dos anos 70, em Los Angeles, Califórnia, criado por Don Campbell que em 72 formou o grupo The Lockers, o primeiro grupo profissional de street dance na história. Claramente se vê no Locking a influência do Funk. Segundo Shabba-Doo (Ozone no filme Break Dance), membro do The Locking, existia um passo de Funk chamado Funky Chicken (algo como Funk da galinha) o que obrigou Don a fazer o primeiro passo do estilo. Muitos passos foram adicionados como: movimentos de braços minucios/s, usando os cotovelos, mãos e dedos, e é claro muito Funk nos pés. O The Lockers se apresentaram muito no programa “soul Train” de uma TV americana, fizeram shows com James Brown, Pariament, Frank Sinatra, Funkadelie, e influenciaram muitos dançarinos pelo mundo. O Locking é a Street Dance mais antiga e mais clássica. É difícil ver por aí, hoje em dia Lockers dançando, já o Breakin e o Poppin são mais comuns.
Apesar de Don Campbell ser o criador, outros dançarinos deram sua contribuição para o Lockin, como um cara chamado Scooby-Doo e outros chamados Skeeter Rabbit que criaram passos que levam seus nomes. Em todos os estilos de dança saber o básico é importante, mas no Lockin isso é primordial, pois só assim você entenderá a verdadeira forma desta dança.
Locking é um estilo de dança muito elaborado.Seguem abaixo os principais movimentos da dança:
Alpha / Applejax: Quando se chuta a perna, ficando em posição agachada, enquanto a parte superior do corpo vai para trás, sendo suportado pelas duas mãos.
The Skeeter Rabbit: Um pontapé e um movimento de pulo.
Box split: Uma semidivisão feita com uma perna inclinada, que possibilita o dançarino se levantar novamente em um movimento rápido.
Crazy horse: Alternando chutes para os lados com as pernas direita e esquerda, com a parte superior do corpo posicionada com os braços na frente como se mantivesse o controle.
Hop kick: Um elevado e rápido chute de uma perna enquanto fica em uma posição de pé.
Lock: Flexionam-se os cotovelos ou joelhos ficando com os braços formando um círculo inclinado, como se erguesse um objeto pesado.
Scootbot: Saltar ao fazer um movimento de um passo exagerado para a esquerda ou para a direita.
Stomp the cockroach: Agachar-se com o joelho, com a outra perna indicando para o lado, batendo (quicando) então no chão.
Scooby doo: Fazer uma posição adiantada com os pés, e posteriormente fazer uma “trava” (lock).
Scooby walk: Andando para frente, parando e dobrando o joelho para fora de acordo com cada passo.
Stop-and-go: Dando um passo para trás e para esquerda e direita, depois para frente de novo.
Whicha way: Similar ao movimento Scootbot, com mais movimento de chute (pontapé) e sem o pulo (salto).
Wrist roll or Twirl: Giro ou rodopio do pulso ao mover os braços para cima e para baixo no ritmo.
Uncle Sam points: “Apontar” através de um gesto rápido e prolongado, geralmente realizado em alguns segundos para dar ênfase ao bop-top.
Knee Drop: “Agachar-se” (flexionar) os joelhos, apontando-os para dentro (geralmente usado antes do Box Split).
Groove Walk or Rock-Steady: Pisar para frente, empurrando o pé dianteiro para trás, “mergulhando” o pé dianteiro como se você desce um passo com o seu pé traseiro (às vezes é usado para começar a dança no chão com um pouco de funk nos passos).
Retirado do blog: http://soulstreetsdance.blogspot.com/2008/12/locking.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário